Artigos

Dor na coluna? Saiba quais são as principais causas!

A dor nas costas, especialmente a dor lombar, é um problema de saúde frequente na população em geral e mesmo praticantes de esportes não estão livres deste sintoma. O diagnóstico da sua causa pode ser complicado, mas você pode contar com um especialista em coluna para identificar as causas e indicar o melhor tratamento para sua dor na coluna.

A dor na coluna pode ser um sintoma de muitas doenças e condições diferentes. A principal causa da dor pode ser um problema na própria coluna ou decorrente do acometimenot de outros órgãos e sistemas. Dentre as causas de dor lombar, a mais comum é a de origem mecânica (em torno de 80% dos casos), que abrange os casos de tensão muscular ou sobrecarga ligamentar, degeneração (desgaste) dos discos intervertebrais, deforimidades da coluna, fraturas e instabilidades, além das causas neurogênicas, como  a compressão das raízes nervosas lea hénia de disco. Outras etiologias podem ser as neoplasias, infecções e outras doenças sistêmicas. 

Em muitos casos, os médicos têm dificuldade em encontrar a causa da dor.

Dor na coluna pode gerar incapacidade física, reduzir a qualidade de vida e comprometer a disponibilidade para o trabalho, o que constitui um grande ônus socioeconômico para toda sociedade.

Ela é também a principal causa de limitação de atividades e afastamento do trabalho na maior parte do mundo e resulta em enormes custos para o sistema de saúde.

Na população em geral, a epidemiologia da dor nas costas e lombalgia é bem pesquisada, mas devido às diferenças metodológicas entre os estudos, uma ampla gama de prevalências tem sido relatada para diferentes grupos ao longo do tempo.

Assim, de modo geral, podemos dizer que a grande maioria das pessoas vai sentir dor na coluna em algum momento de suas vidas, mesmo que passageira.

Dor lombar

A importância da atividade física e do condicionamento muscular  no tratamento da dor lombar é amplamente aceita. No entanto, o aumento da intensidade dos exercícios ou sua execução de forma inadequada pode ser uma das etiologias da dor na coluna. 

Há evidências de uma associação entre altas cargas físicas de trabalho e lesões nas costas. Por exemplo, exposição ocupacional, cargas de trabalho extenuantes, levantamento de peso, flexão e torção frequentes e atividades esportivas de impacto são fatores de risco bem conhecidos para dor lombar.

Ao mesmo tempo, sugere-se que o estilo de vida sedentário esteja associado a queixas de lombalgia. Estudos com foco em atividade física e dor lombar indicam uma relação de proximidade entre o nível de atividade e a dor lombar.

Atletas e dor nas costas

Atletas de elite têm um nível mais alto de atividade física e, portanto, podem ter um risco maior de desenvolver dores nas costas. 

Eles passam muito tempo em treinamentos e competições, o que sujeita seus corpos a uma grande tensão mecânica e, portanto, a um alto nível de estresse no sistema musculoesquelético.

Dependendo da disciplina esportiva, esse estresse é excessivamente alto, principalmente nos anos desde a adolescência (por volta dos 14 anos), quando começam os esportes competitivos de elite, até o pico do desempenho competitivo em idades de até 40 anos.

O estresse físico deve ser levado em consideração para preparar treinos que não promovam desgaste desnecessário da coluna.

Outras causas de dor na coluna

O que pode causar dor na coluna?

A dor nas costas pode se desenvolver sem uma causa aparente na avaliação clínica inicial.

As condições comumente podem estar associadas associadas à dor na coluna incluem:

Artrite

As doenças reumatológicas, como os diversos tipos de artrites, podem estar relacionadas à dor nas costas tanto pelo seu caráter inflamatório quanto pela acentuaÇão do processo degenerativo (desgaste) da coluna, podendo acometer suas diversas estruturas, como ligamentos e articulações da coluna vertebral (articulações facetárias).  

Sobrecarga dos músculos e ligamentos

Levantamento de peso repetido ou um movimento diferente e repentino pode tensionar os músculos das costas e os ligamentos da coluna. Se sua musculatura estiver fraca, o esforço constante nas costas pode causar espasmos musculares dolorosos.

Hérnia de disco

Os discos intervertebrais na nossa coluna amortecem o impacto entre as vértebras e são essenciais para o movimento e biomecânica da coluna. O material gelatinoso do centro do disco (núcleo pulposo) pode insinuar-se ou extravasar pela camada externa do disco (o ânulo fibroso), causando dor e compressão do nervo. 

Osteoporose

As vértebras da coluna podem desenvolver fraturas dolorosas mesmo sem um evento traumático associado, se os ossos se tornarem frágeis.

O que fazer para aliviar a dor na coluna?

A maioria das dores na coluna pode melhorar gradualmente com medidas simples (melhora da postura, fisioterapia, alongamentos, por exemplo) geralmente em algumas semanas. 

Busque auxílio médico se a sua dor nas costas persistir por mais de uma semana, não melhorar com o repouso ou irradiar para as pernas, bem como se estiver associada a outros sintomas, como alterações neurológicas. 

Outros sintomas ligados a diagnósticos como hérnia de disco, por exemplo, e que recomendam uma visita a um médico, são fraqueza, dormência ou formigamento em uma ou ambas as pernas e perda de peso sem razão aparente.

O uso de analgésicos pode diminuir ou extinguir a dor momentaneamente, mas o indicado é falar com um especialista em coluna para obter as recomendações para seu caso particular.

Um de nossos especialistas de coluna pode lhe ajudar. Agende sua consulta e comprove o que anos de experiência e uma formação de excelência podem proporcionar ao seu bem-estar.

Últimos Artigos

Discectomia: como funciona a Discectomia Endoscópica?

Guia de tratamentos para Artrose Cervical

Abaulamento Discal: 10 sinais de alerta que pioram com a idade

Dr. Kelsen Teixeira - Cirurgião de Coluna
Agende sua Consulta
Indaiatuba Hospital

(19) 3392-7524


Hospital Samaritano Higienópolis

(11) 3821-5300


Centro Médico São Luiz - Anália Franco

(11) 3003-3230


Clínica Atualli Spine Care
(11) 3567-4299

+55 (11) 94375-6328

© Todos os Direitos reservados - Dr. Kelsen Teixeira - Cirurgião de Coluna
Responsável Médico: Dr. Kelsen Teixeira CRM: 187.587 | CRM-DF: 19.099

Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital