Infiltração para Dor na Coluna: Como funciona e quando o procedimento é indicado?

Para controlar a dor e auxiliar no diagnóstico, um especialista em coluna pode indicar um procedimento de infiltração. Saiba mais a seguir.
A infiltração ou bloqueio para dor na coluna guiada por imagem é usualmente realizada em pacientes sintomáticos para diminuir a intensidade da dor, confirmar a origem da dor, ou ainda para adiar ou evitar uma cirurgia.
Desse modo, a injeção para dor na coluna pode ter basicamente dois objetivos: auxílio no diagnóstico e tratamento da dor.
Muitos pacientes sentem que os bloqueios proporcionam alívio suficiente para completar um programa de reabilitação, por outro lado, também há a possibilidade de reduzir drasticamente o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios após um procedimento de infiltração.
Milhões de pessoas sofrem de dores no pescoço e nas costas que muitas vezes são difíceis de diagnosticar e tratar.
As dores na coluna podem ter origem em qualquer ponto da sua estrutura como ossos, músculos, discos, nervos, ligamentos e medula espinal.
Diagnóstico
A avaliação médica inicial é fundamental para o diagnóstico e inclui anamnese (história clínica), exame físico com testes ortopédicos e neurológicos e exames complementares de imagem, como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética da coluna vertebral.
Após essa avaliação inicial, os procedimentos de infiltração podem ser realizados de maneira seletiva em um segmento ou região da coluna, como o forame intervertebral, para diagnóstico preciso da origem da dor. Chamamos esse tipo de infiltração de bloqueio diagnóstico. Portanto, quando a infiltração para dor na coluna é aplicada em determinada região ela pode sinalizar qual é a estrutura comprometida na coluna.
Frequentemente as dores na coluna são causadas por desgaste, ou artrose, das estruturas da coluna vertebral.
Exames de imagem são outra parte importante do processo diagnóstico.
A correlação entre sintomas e resultados de imagem orienta o exame direcionado de resultados da ressonância magnética, distingue entre geradores de dor ativos e anormalidades estruturais indolores e ajuda a desenvolver estratégias de tratamento.
Os diagnósticos mais comuns de dor lombar e de sintomas de membros inferiores são hérnia de disco, estenose do canal vertebral, degeneração do disco sem hérnia de disco, espondilolistese degenerativa e síndrome lombar pós-operatória.
Benefícios da infiltração para dor na coluna
A injeção para dor na coluna pode ser benéfica para o paciente que sofre de dor importante, com limitação funcional e impacto nas atividades diárias, como trabalho, esportes e lazer.
Os efeitos a médio e longo prazo dependem do perfil individual do paciente, sendo que o efeito a curto prazo costuma ser satisfatório, cessando ou diminuindo a sensação de dor.
Como falamos anteriormente, além da possibilidade de se evitar em muitos casos um procedimento mais invasivo como a cirurgia, os bloqueios permitem que o paciente faça uma reabilitação mais efetiva após o controle da dor.
Indicações
Qual a melhor infiltração para dor na coluna?
A infiltração para dor na coluna pode ser indicada para inflamação ou lesão de um nervo, que causa uma dor aguda na parte inferior das costas, no quadril e na perna. Podemos dizer que bloqueios anestésicos são indicados, principalmente, para casos de radiculopatia.
A radiculopatia se refere a um problema que ocorre num ou mais nervos e suas raízes nervosas, sendo que seus sintomas geralmente surgem na parte do corpo que corresponde ao nervo afetado.
Esse quadro está relacionado a diversas patologias.
Um diagnóstico frequente é o de estenose espinhal, que se trata de um estreitamento do canal espinal, o qual pode ocorrer por conta de uma protusão discal, hérnia de disco, hipertrofia do ligamento amarelo e osteófitos entre as vértebras.
Quando a coluna se estreita, isso pode pressionar nervos e a medula espinal. A maioria das pessoas com estenose do canal medular sente dor nas nádegas ou nas pernas. Essa dor se torna mais intensa quando o paciente se movimenta ou caminha distâncias moderadas.
Radiculopatia cervical
Na radiculopatia cervical, os sintomas geralmente aparecem nos braços, ombros ou pescoço.
O paciente pode sentir dor e fraqueza no antebraço e dor no pescoço, por exemplo.
Artrose Facetária
A artrose facetária nada mais é do que o desgaste nas articulações da coluna, as facetas articulares. Esse desgaste faz parte de um processo natural de envelhecimento da coluna vertebral, mas em alguns pacientes ele pode ocorrer de modo mais precoce e intenso, seja por predisposição pessoal ou fatores que causem sobrecarga mecânica na coluna.
Radiculopatia lombar
A área afetada pela radiculopatia lombar é a dos glúteos e aquela que vai dos quadris aos pés.
Em casos mais graves, o controle dos esfíncteres é prejudicado.
A ciática também pode ser incluída aqui, quando a compressão ocorre na saída do nervo ciático, que se estende pela parte de trás das nádegas e desce para a parte de trás das coxas e joelhos até os pés.
Tipos de infiltração para dor na coluna
Quais são as infiltrações para dor na coluna?
Há diferentes tipos de infiltração para dor na coluna com diversas aplicações e técnicas.
Infiltração Foraminal A infiltração foraminal foraminal é um dos tipos mais indicados de infiltração e consiste no procedimento de bloqueio da região do forame intervertebral, onde emergem ou saem as raízes nervosas. Em pacientes com quadros de dor irradiada para os membros inferiores ou lombociatalgia é um procedimento muito efetivo para alívio da dor.
Bloqueio seletivo
As injeções de bloqueio seletivo da raiz do nervo são usadas principalmente para diagnosticar a fonte de sua dor.
O cirurgião especialista utilizará essa injeção para dor na coluna para confirmar se a inflamação ou compressão de nervos ocorre na articulação facetária, no forame intervertebral ou em outra estrutura da coluna vertebral, bem como no nível em que ela ocorre.
Entre os resultados esperados está a remissão da dor ou sua melhora progressiva. Caso a inflamação volte a ocorrer após poucos dias, a solução pode ser uma intervenção cirúrgica.
Bloqueio facetário
Como falado anteriormente, as infiltrações facetárias são utilizadas para a dor de origem nas facetas articulares da coluna vertebral. Essa dor decorre na maioria das vezes de inflamação e desgaste dessas articulações, que também possuem sua inervação própria. A artrose facetária é uma importante causa de dor lombar e tem excelente resposta aos procedimentos de infiltração.
Qual a melhor inflitração para dor na coluna?
Como explicamos, existem diversos tipos de bloqueios ou infiltrações para a coluna. O melhor tipo de procedimento vai depender da etiologia e do padrão de dor do paciente, variando desde infiltrações miofasciais até infiltrações foraminais, facetária e bloqueios peridural sacrais.
A infiltração para dor na coluna tem benefícios imediatos como a ao longo do tempo, auxiliando no diagnóstico e reabilitação do paciente.
O procedimento é realizado com anestesia local, e sedação que pode manter o paciente consciente.
Além disso, é uma intervenção segura quando realizada por uma equipe treinada e experiente, sendo um procedimento guiado por imagem e com duração de poucos minutos, onde o paciente recebe alta poucas horas depois.
Marque sua avaliação conosco e saiba se a injeção para dor na coluna é indicada para seu caso.