Infográfico: Sinais de que sua coluna tem Hipercifose

A hipercifose é uma curvatura anormal das costas e possui sinais e sintomas variados, que podem interferir na mobilidade, nas atividades diárias e na qualidade de vida do paciente.
A hipercifose torácica é uma curvatura anormal da coluna que ocorre na parte superior das costas resultando em uma aparência curvada ou inclinada para a frente.
Desvios posturais
De maneira simples dizemos que a hipercifose é um tipo de desvio postural. A cifose considerada normal ou fisiológica no segmento torácica varia entre 20 a 40 graus, medida realizada a partir de radiografias em perfil da coluna torárica ou radiografias panorâmicas da coluna.
Quando as curvaturas na parte torácica e do cóccix são normais recebem o nome de cifose, pois estão dentro de uma angulação considerada normal.
Temos outras curvaturas na coluna que são consideradas naturais: nas regiões lombar e cervical temos as lordoses, que se desenvolvem naturalmente de acordo com o nosso crescimento.
E quando as curvaturas se tornam exageradas nessas regiões as chamamos de hiperlordoses.
Pacientes com hipercifose geralmente podem ser reconhecidos por suas costas visivelmente arqueadas, criando uma conformação popularmente chamada de corcunda.
A curvatura anormal muitas vezes se desenvolve de maneira lenta e sem dor, passando despercebida pela pessoa com a condição, porém visível a outros.
Causas da hipercifose
O que pode causar o aumento da cifose?
A hipercifose pode ser causada por vários fatores, entre eles estão a má postura e as fraturas vertebrais, a exemplo daquelas que podem ocorrer nos pacientes com osteoporose.
Uma má postura pode criar ao longo do tempo uma curvatura que se torna visível com o passar do tempo. Isso acontece se você se mantém inclinado para frente ou para trás e permanece na posição por muito tempo quando está sentado.
Pessoas que trabalham em escritório (podemos lembrar do home office em tempos de pandemia) são particularmente propensas ao tipo de problemas posturais que podem provocar a hipercifose.
A osteoporose se refere a perda da densidade mineral óssea, sendo que as mulheres são frequentemente mais afetadas por essa condição.
A debilidade óssea resultante pode levar a uma série de problemas, incluindo fraturas patológicas e a formação de curvaturas anormais da coluna vertebral.
Além disso, algumas mulheres podem desenvolver a hipercifose por conta do peso dos seios. São também as mulheres que mais sofrem com hipercifose causada por má postura.
Outras causas para o desvio acentuado da cifose podem ser:
- a doença de Scheuermann, condição em que há alteraçòes estruturais da coluna, com curvas mais graves e de progressão mais rápida;
- problemas congênitos, que podem acarretar uma hipercifose desde o nascimento;
- lesões espinais que podem provocar uma hipercifose em alguns casos;
- e outros motivos a serem avaliados por um especialista em coluna.
Sinais de que sua coluna tem hipercifose
Dor nas costas
O desequilíbrio e sobrecarga na musculatura e na coluna provocados pela má postura podem causar a dorsalgia, ou dor nas costas, com um quadro álgico que pode ter piora progressiva e limitar funcionalmente o paciente.
Dependendo do grau de curvatura e deformidade, os pacientes podem ter comprometimento postural e da mobilidade de forma mais acentuada, como ocorre na cifose de Scheuermann.
Rigidez na coluna e desconforto postural
Por conta do desvio provocado pela hipercifose há um impacto na biomecânica da coluna prejudicando a mobilidade e reduzindo a flexibilidade geral do corpo. Isso às vezes pode provocar a sensação de não conseguir achar uma posição confortável na qual permanecer por muito tempo.
Tratamento da hipercifose
Os tratamentos típicos para hipercifose de origem postural incluem fisioterapia para melhora da dor e exercícios de fortalecimento muscular para melhora postural.
Os exercícios de melhora postural e fortalecimento dos músculos extensores do tronco podem não reduzir o tamanho da cifose, mas podem ajudar a reduzir a dor e melhorar o condicionamento físico.
O tratamento da hipercifose de outras etiologias que não postural vai depender da causa da cifose, sendo que em muitos casos o tratamento cirúrgico se faz necessário, como em alguns casos de fraturas por osteoporose (procedimentos de vertebroplastia / cifoplastia e artrodeses) e doença de Scheuermann (correção cirúrgica da deformidade). O diagnóstico precoce é fundamental para o um prognóstico após tratamento.
Busque um especialista em coluna
A cifose é uma curva natural da coluna, mas pode tornar-se mais acentuada do que o normal, tornando-se uma hipercifose que traz seus próprios problemas.
Há várias causas possíveis para esse desvio postural e é essencial que um especialista em coluna realize um diagnóstico preciso e individualizado.
Quanto antes se busca ajuda especializada melhor, pois desvios posturais como a hipercifose podem se desenvolver desde a infância ou se insinuar silenciosamente através de sinais que a própria pessoa pode ignorar trazendo problemas que se complicam com o tempo.
Caso você sinta um dos sintomas mencionados no texto ou ainda outros que você acredita estarem ligados a um desvio ou problema na coluna agende uma avaliação médica conosco.