Artigos

Protusão Discal: Causas, sintomas e principais tratamentos

Protusão Discal

Protusão discal é uma condição comum e que pede avaliação especializada. Veremos alguns de seus sintomas e opções terapêuticas.

A protusão discal ocorre devido a uma lesão ou fissura no disco intervertebral, com uma insinuação do conteúdo discal pelo anel fibroso, sendo classificada com um dos tipos de hérnia de disco. Deve ser diferenciada dos abaulamentos discais e das hérnias extrusas, bem como das hérnias migradas e das hérnias sequestradas.

O termo “protrusão do disco” é outro modo de nomear a protusão discal, ele descreve a morfologia e sua classificação é baseada na posição e morfologia da protusão nos exames de imagem de ressonância magnética. 

banner agendar consulta

Discos intervertebrais

Onde ocorre a protusão discal?

A protusão discal ocorre nos discos intervertebrais, que têm a principal função de amortecer o impacto entre as vértebras. Eles permitem o movimento entre as vértebras da coluna vertebral.

Esses discos possuem um centro gelatinoso chamado de núcleo pulposo, que suporta a maior parte da carga que passa pelo disco, e uma estrutura mais rígida ao seu redor chamada de anel fibroso, constituída por diversas camadas concêntricas. Essa estrutura pode se desgastar devido ao envelhecimento ou sobrecarga comprometendo sua estrutura.

O desgaste do disco enfraquece e compromete a sua elasticidade, podendo causar fissuras ou pequenas lesões no seu anel fibroso com insinuação ou extravasamento do seu conteúdo gelatinoso.

Normalmente, a parede do disco se estende causando uma saliência do disco (protusão), mas ao contrário da hérnia de disco não há extravasamento do material do anel.

A protusão discal será nomeada a partir de sua localização na coluna: protusão discal cervical, protusão discal lombar, e protusão da coluna torácica, sendo essa a menos frequente, pois é a região menos movimentada.

Sintomas da protusão discal

Os sintomas da protusão discal irão variar de acordo com a extensão da degeneração no disco e sua localização na coluna.

Um dos sintomas mais comuns é dor na região afetada que também pode ser relacionada a uma outra região do corpo, como por exemplo a dor no nervo ciático, que se caracteriza como uma dor que se irradia para os membros inferiores, normalmente acometendo uma das pernas.

Outros sintomas são:

  • dormência;
  • formigamentos (parestesias);
  • irradiação para membros ou extremidades superiores ou inferiores;
  • diminuição de força.

Dor na lombar

As combinações de dor na parte inferior das costas, nádegas, virilha ou perna podem surgir tanto da irritação no próprio disco, ou de uma inflamação dos nervos adjacentes.

A dor quando se irradia abaixo do joelho (chamada de ciática), ocorre quando a protusão do disco pressiona um nervo na coluna lombar.

Isso pode causar dormência ou formigamento na perna e estar associado a dificuldade em elevar os dedos dos pés ou o próprio pé.

banner agendar consulta

Causas da protusão discal

Uma das causas mais comuns da protusão discal é o envelhecimento, já que com o passar dos anos o desgaste pela movimentação e uso dessa estrutura da nossa coluna enfraquece.

Outras causas também ligadas a protusão discal e que afetam a biomecânica do nosso corpo são:

  • má postura: A má postura corporal está relacionada à contratura e sobrecarga muscular, a longo prazo aumentado ou desgaste ou degeneração dos discos e demais estruturas da coluna vertebral
  • sobrecarga na coluna por esforço físico;
  • sobrepeso, obesidade, tabagismo;
  • lesão acidental nos discos intervertebrais.

Diagnóstico da protusão discal

Para diagnóstico da protusão discal o especialista em coluna procederá com o exame físico e solicitará exames de imagem como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética, que é o exame de escolha (padrão-ouro) para o diagnóstico das hérnias de disco.

A primeira característica avaliada é o padrão da dor, sua evolução no tempo e localização.

O especialista em coluna irá verificar se é o primeiro episódio de dor ou um padrão recorrente, bem como demais sintomas associados.

Tratamentos para protusão discal

Qual tratamento para protusão discal?

Existem diversas modalidades de tratamento para as protusões discais, a depender dos diversos fatores a elas relacionados, como já citamos: tipo e intensidade dos sintomas, localização da protusão e presença de compressão dos nervos, entre outros.

O tratamento conservador para protusão discal é baseado em atividades para condicionamento da musculatura e melhora postural, envolvendo mudanças dos hábitos como as adaptações da postura durante o trabalho (ergonomia). Atividades como fisioterapia, pilates e a própria atividade física supervisionada (por exemplo, musculação) fazem parte do tratamento a médio e longo prazo.

Nos pacientes com sintomas mais intensos e recorrentes, bem como limitação funcional por dor, uma das opções de tratamento muito efetiva é o procedimento de infiltração, já explicado em outros artigos do nosso site, que tem a vantagem de proporcionar alívio rápido e duradouro da dor, sendo um procedimento seguro e efetivo.

Em alguns, como aqueles que não respondem ao tratamento conservador, o tratamento cirúrgico pode se fazer necessário, sendo possível tratar as protusões discais por meio de técnicas minimamente invasivas, com a cirurgia endoscópica da coluna.

banner agendar consulta

Cirurgia para protusão discal

Cirurgia endoscópica

A cirurgia endoscópica para tratamento da protusão discal é um tipo de procedimento minimamente invasivo, que propicia rápida recuperação e o menor comprometimento das estruturas anatômicas.

Essa modalidade cirúrgica permite a visualização dos nervos e demais estruturas, permitindo que a descompressão seja realizada de forma eficaz e segura.

O procedimento demora cerca de 40 minutos a 1 hora e pode ser realizado com sedação e anestesia local, permitindo que o paciente receba alta hospitalar horas após o procedimento.

Recuperação

A recuperação de uma cirurgia, mesmo a endoscópica, depende de fatores individuais como o tamanho da protusão discal e seu impacto nas raízes nervosas e outros fatores.

O especialista de coluna fará uma previsão individualizada do seu caso. No caso de cirurgia minimamente invasiva isso costuma se traduzir em muito pouco tempo de recuperação.

Agende uma avaliação

Protusão discal como tratar?

A protusão discal é um quadro que pode se manifestar com sintomas agudos ou pode se manifestar lentamente ao longo do tempo e pode trazer prejuízos para o desempenho de diversas atividades.

A dor é um dos principais sintomas, mas perda de força e diminuição de mobilidade são fatores importantes e podem ser alertas importantes para saber quando é preciso buscar um especialista.

Assim, independente da sua idade e estado físico, não espere sua condição deteriorar e busque agora um especialista em coluna.

Agende sua avaliação conosco.

Últimos Artigos

Discectomia: como funciona a Discectomia Endoscópica?

Guia de tratamentos para Artrose Cervical

Abaulamento Discal: 10 sinais de alerta que pioram com a idade

Dr. Kelsen Teixeira - Cirurgião de Coluna
Agende sua Consulta
Indaiatuba Hospital

(19) 3392-7524


Hospital Samaritano Higienópolis

(11) 3821-5300


Centro Médico São Luiz - Anália Franco

(11) 3003-3230


Clínica Atualli Spine Care
(11) 3567-4299

+55 (11) 94375-6328

© Todos os Direitos reservados - Dr. Kelsen Teixeira - Cirurgião de Coluna
Responsável Médico: Dr. Kelsen Teixeira CRM: 187.587 | CRM-DF: 19.099

Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital