Hiperlordose: Quais os sintomas e como medir a curvatura?

A hiperlordose lombar é um aumento da curvatura fisiológica da coluna neste segmento, que pode ter consequências como sobrecarga mecânica da coluna e dor.
A lordose é uma curvatura naturalmente localizada nas regiões cervical e lombar da coluna. Quando a curvatura da lordose é acentuada a chamamos de hiperlordose.
A acentuação da lordose lombar pode causar desequilíbrio neste segmento, com aumento da sobrecarga nas estruturas da coluna como articulações facetárias, discos intervertebrais e ligamentos, bem como na musculatura lombar.
Identificando a hiperlordose
O que é hiperlordose?
A hiperlordose pode ser de dois tipos: hiperlordose cervical e hiperlordose lombar, o desvio mais comum.
Quando a hiperlordose ocorre na coluna lombar (hiperlordose lombar) o paciente pode parecer excessivamente curvado nas costas, o que fica evidente num exame lateral que destaca a região das nádegas, criando uma postura exagerada.
Causas da hiperlordose
A hiperlordose pode ser causada por má postura, sedentarismo, obesidade, ou situações como a gestação, onde o sobrepeso pode impactar na musculatura lombar. Determinadas pessoas naturalmente possuem uma lordose lombar aumentada, sem contudo possuírem qualquer alteração estrutural ou doença da coluna lombar.
Outras causas específicas relacionadas ao surgimento da hiperlordose podem ser um encurtamento e fraqueza na musculatura dos quadris ou posterior dos membros inferiores, falta de fortalecimento abdominal e paravertebral.
Na mecânica da coluna devemos compreender que mobilidade e flexibilidade estão diretamente relacionadas, bem como podem ser entendidas como complementares, e são essenciais para vermos o impacto da hiperlordose no cotidiano.
Conceitualmente, quando pensamos em amplitude de movimento, a mobilidade está relacionada à integridade articular e das demais estruturas musculoesqueléticas, como ligamentos. Um equilíbrio e distribuição adequada de forças nessas estruturas é fundamental para preservar o movimento e as estruturas a ele relacionadas.
Quando há um comprometimento dessas estruturas pode haver reflexos na postura e consequentemente em nossa mobilidade em geral.
Sintomas de hiperlordose
Hiperlordose como identificar?
Alguns sintomas da hiperlordose são espasmos musculares, dores na coluna, dificuldade de realizar movimentos que envolvem a coluna e que antes eram mais fáceis de executar, dores no pescoço.
Exame clínico para desvio de coluna
Como saber se tenho hiperlordose?
O melhor jeito para descobrir se você possui hiperlordose é consultar um especialista em coluna.
O exame físico para hiperlordose realizado pelo médico inclui exames gerais, e busca alterações relacionadas ao aparelho locomotor, como marcha (caminhar), amplitude de movimento dos quadris e presença de encurtamentos musculares.
O médico também pode pedir ao paciente que realize certos movimentos de flexão, extensão, curvatura lateral e rotação da coluna para verificar sua flexibilidade e mobilidade.
Isso se dá por conta de fatores como fraqueza muscular que impactam na biomecânica do corpo e são perceptíveis através de alguns movimentos.
O principal exame complementar utilizado para avaliar o alinhamento e curvaturas da coluna é a radiografia, que pode ser realizada por segmentos ou englobar toda a extensão da coluna e sua relação com a bacia, a chamada radiografia panorâmica da coluna.
O valor da lordose considerada normal pode variar de acordo com as diversas populações, entretanto o valor médio considerado na coluna lombar é de 40 a 60 graus e de 20 a 40 graus na coluna cervical.
Tratamento para hiperlordose
O que melhora os sintomas de sobrecarga por hiperlordose?
Em caso de hiperlordose com sintoma de dor, o uso de medicamentos de analgésicos e anti-inflamatórios por curtos períodos pode ajudar, entretanto a principal medida a longo prazo é o trabalho continuado de alongamento e fortalecimento para o condicionamento de grupos musculares específicos.
A fisioterapia e exercícios para lordose, além de atividade física geral, podem ser especialmente efetivas para corrigir a hiperlordose em jovens. Já em casos de alterações graves como distrofia muscular pode ser necessário uma cirurgia corretiva.
O procedimento de infiltração, ou bloqueio anestésico pode ser recomendado dependendo do quadro geral. Infiltrações na coluna promovem alívio imediato da dor e outros sintomas ligados à inflamação da região afetada da coluna.
Consulte um especialista
A hiperlordose é um desvio de coluna que pode levar algum tempo para se tornar evidente e por isso diante de qualquer sintoma persistente de desconforto ou dor, ou de comprometimento de mobilidade procure um especialista de coluna.
Agende sua consulta conosco e receba uma avaliação individualizada com os melhores profissionais da cidade.