Retificação da Lordose Cervical

Pouca mobilidade, pescoço rígido e mesmo dor são sintomas da retificação da lordose cervical e precisam de avaliação e tratamento especializados. Busque um especialista.
A retificação da lordose cervical é uma condição em que a curvatura natural da coluna cervical é diminuída ou perdida.
Isso pode ocorrer devido ao processo natural de envelhecimento, má postura, encurtamento muscular ou mesmo em acidentes onde os ligamentos do pescoço são danificados. É importante ressaltar que muitos pacientes possuem naturalmente uma coluna cervical mais retificada, ou seja, com uma lordose diminuída e isso não necessariamente ocasiona qualquer tipo de desconforto no pescoço ou alterações posturais.
Quando você perde a curva normal do pescoço, ocorre um desequilíbrio muscular e sobrecarga da coluna cervical, o que pode ocasionar dores, contraturas ou demais sintomas na cervical ao longo do tempo.
Essa condição pode provocar diminuição da mobilidade da coluna e dor nas costas, além de fraqueza, formigamento ou outros sinais dependendo do comprometimento provocado.
Diagnóstico da Lordose Cervical
O diagnóstico pode ser feito pelo especialista em coluna durante a avaliação física, em que se pode observar a retificação da lordose cervical lateralmente no indivíduo.
Os exames de imagem, como raios-X e ressonância magnética podem ser úteis em casos de sintomas, como formigamento na cabeça e membros, que podem indicar compressão de algum nervo. E essa compressão pode indicar uma hérnia de disco cervical.
O especialista em coluna também ficará atento a outros sinais que podem ser causados pela retificação da lordose cervical, já que grande parte dos problemas estruturais da coluna vertebral podem ser agravados pelo desequilíbrio entre os diversos segmentos que a integram e sobrecarga mecânica. Vícios posturais também estão intimamente relacionados a essas alterações, principalmente no período em que vivemos, em que grande são parte da rotina longos períodos de uso de smartphones e computadores.
Todas essas variáveis são analisadas por um especialista em coluna que a partir de um diagnóstico individualizado poderá fazer o melhor encaminhamento terapêutico.
O que fazer para corrigir a lordose?
Inicialmente o tratamento para retificação da lordose cervical volta-se para alternativas não invasivas e que lidem com os sintomas mais imediatamente comprometedores, como dor, perda de mobilidade e desenvolvimento de outras complicações.
A base do tratamento das alterações do alinhamento e curvaturas dos distintos segmentos da coluna vertebral é o trabalho de melhora das condições posturais, fortalecimento e equilíbrio dos grupos musculares relacionados a esses segmentos. Portanto, tratamentos como fisioterapia, correção postural e a própria atividade são ferramentas importantes na evolução a médio e longo prazo desses pacientes.
Infiltração da coluna para tratamento da dor
Também conhecida como bloqueio anestésico, a infiltração da coluna é um procedimento minimamente invasivo que ajuda, principalmente, a controlar ou cessar a dor causada por inflamação das estruturas da coluna vertebral e raízes nervosas.
A infiltração da coluna é um procedimento simples, realizado apenas com sedação e anestesia local, sem necessidade de cortes ou incisões, onde são injetados medicamentos apropriados para tratar o processo inflamatório das estruturas acometidas na coluna, como suas articulações (as facetas articulares). O paciente tem alta poucas horas depois, retornando às suas atividades normais.
Esse é um procedimento muito efetivo para lidar com dores que se originam da compressão ou de outros processos patológicos na coluna.
A retificação da lordose cervical é uma das condições que pode se beneficiar dessa intervenção segura, rápida e eficaz, quando causa dor.
Exercícios para Lordose
Exercícios corretivos fazem parte das opções que um especialista em coluna pode recomendar para tratar a retificação da lordose cervical.
Muitos exercícios podem ser utilizados, dependendo da necessidade de cada paciente, já que à retificação da lordose cervical podem se somar o desequilíbrio e alterações de outros segmentos da coluna, como alteração da cifose torácica.
Cirurgia para Lordose
Há casos em que a retificação da lordose é apenas uma das consequências de alterações estruturais mais graves, como espondiloartrose e uncoartrose graves (desgaste acentuado das articulações da coluna cervical) e quadros de mielopatia cervical por estenose (estreitamento) do canal medular e compressão da medula. Nesses pacientes, principalmente aqueles com alterações neurológicas, o tratamento pode ser imperativo e faz parte do procedimento a correção da curvatura habitual (lordose fisiológica) da coluna cervical.
Busque um especialista
Ao alterar a configuração dinâmica da coluna, a retificação da lordose cervical pode causar um comprometimento muscular, que acarreta enfraquecimento e encurtamento de músculos importantes para sustentação do corpo, trazendo efeitos sobre diferentes sistemas do nosso corpo e sintomas como dor.
A perda da lordose cervical pode trazer como consequências uma protusão discal que pode evoluir para hérnia de disco, e aumentar o risco de desenvolvimento de artrose na coluna.
Para evitar graves consequências busque um especialista em coluna o quanto antes.
Agende uma avaliação conosco e conte com um experiente especialista de coluna formado nas melhores instituições.