Cervicobraquialgia: o que é e qual a diferença com a cervicalgia?

Conheça as características e diferenças dessas duas condições médicas da coluna cervical
Todos nós, em algum momento, somos acometidos por dores na cervical, devido à uma postura incorreta, contratura muscular, mal jeito ao dormir ou por fazer algum movimento brusco. Porém, quando essas dores se tornam mais intensas e frequentes ou são sentidas em outras regiões do corpo, devemos prestar atenção para a necessidade de procurar atendimento e tratamento especializado.
Por isso, a importância de compreender quais são as condições médicas que acometem a região cervical, suas principais causas e sintomas e buscar orientação adequada para cada caso.
Condições médicas da coluna cervical
A cervicobraquialgia quanto a cervicalgia são condições médicas conhecidas por grande parte da população por estarem relacionadas a dores intensas e frequentes na região cervical. Porém, as causas e sintomas dessas duas condições médicas da coluna cervical podem ser diferentes, sendo assim, vamos compreender as principais características de cada um desses quadros clínicos.
Cervicalgia
A cervicalgia é caracterizada por dores intensas e frequentes na região do pescoço (nuca), a coluna cervical. Os principais sintomas dos pacientes acometidos pela cervicalgia são:
- Dor e rigidez da nuca;
- Dor de cabeça;
- Desconforto cervical;
- Formigamento na nuca ou em todo o pescoço;
- Contraturas musculares
Essa condição médica vem se tornando cada vez mais comum na população por estar associada, principalmente, a postura incorreta frequente e tensão muscular. Mas, sobrecargas na região cervical, artrose, tensões por trauma, prática esportiva incorreta e até problemas na articulação temporomandibular (ATM) podem desencadear este quadro clínico.
Sendo assim, é importante estar atento à frequência das dores, se são sentidas em momentos específicos e, sempre, procurar orientação médica.
Cervicobraquialgia
A cervicobraquialgia, assim como a cervicalgia, também é caracterizada por dores intensas e frequentes na coluna cervical. Porém, a principal diferença entre essas condições médicas é que na cervicobraquialgia a dor, inicialmente sentida no pescoço (nuca), irradia para os braços.
A principal causa da cervicobraquialgia é a compressão de nervos na coluna; a irradiação da dor acontece porque os nervos dos membros superiores, responsáveis pela sensibilidade e força motora, se originam na coluna.
O quadro clínico mais comum associado à cervicobraquialgia é a hérnia de disco. Mas, outras condições ortopédicas e clínicas podem desencadear ou estar associadas a essa condição médica:
- Estenose (estreitamento) do canal cervical;
- Espondiloartrose;
- Tumores medulares e da coluna vertebral;
- Herpes zoster;
- Neuropatias;
- Prática esportiva incorreta.
A cervicobraquialgia pode ser unilateral ou bilateral, ou seja, os sintomas podem se apresentar em apenas um ou dos dois lados do corpo, nos membros superiores.
O principal sintoma são as dores frequentes e intensas na região cervical que irradiam para os braços. Além desse, os sintomas da cervicobraquialgia são:
- Fraqueza em partes do corpo além do pescoço como escápula, ombros, braços, antebraços e dedos das mãos;
- Formigamento ou alteração de sensibilidade em partes do corpo além do pescoço como escápula, ombros, braços, antebraços e dedos das mãos;
- Sensação de choque no pescoço e ou nos membros superiores;
- Perda de força.
Diagnóstico da Cervicobraquialgia
O diagnóstico da cervicobraquialgia é realizado por um médico especialista em coluna que, inicialmente, avalia o histórico de vida do paciente e os sintomas apresentados.
O exame físico, realizado em consultório, busca avaliar fatores como a sensibilidade, a motricidade e os reflexos do paciente e, para isso, o médico realiza um exame neurológico minucioso.
Exames complementares de imagem, como radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada e eletroneuromiografia, também podem ser solicitados pelo especialista para confirmar o diagnóstico e definir a conduta de tratamento adequada.
Tratamento da Cervicobraquialgia
Em geral, a indicação de tratamento em casos de cervicalgia e cervicobraquialgia é semelhante. Mas, a avaliação do médico especialista é fundamental para determinar qual a conduta mais adequada, visto que diversos fatores podem influenciar nessa decisão, como a idade do paciente, gravidade do caso, condições médicas associadas, entre outros.
Em muitos casos de dor aguda, o médico recomenda ao paciente repouso e medicação via oral, como anti inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares.
Além disso, a indicação do especialista é que sejam realizadas sessões de fisioterapia, nesse momento de crise, para auxiliar no alívio e controle da dor, mas que o fortalecimento e condicionamento muscular seja mantido, pois a longo prazo, podem evitar a reincidência de um quadro agudo.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser a indicação de tratamento necessária, a depender da gravidade e causa do quadro, fatores avaliados pela especialista.
É fundamental que o paciente siga as orientações do médico, assim como, tenha aderência ao tratamento para obter sucesso na reabilitação e evitar novas crises.
Condições médicas da coluna cervical, apesar de comuns, podem ter grandes impactos na qualidade de vida do indivíduo. Por isso, é fundamental a avaliação e acompanhamento de um médico especialista para obter o tratamento adequado. Agende agora sua consulta.