Cirurgia Endoscópica da Coluna: Uma Opção Menos Invasiva

O tratamento cirúrgico de doenças degenerativas do disco evoluiu da tradicional cirurgia aberta da coluna para a novas opções de cirurgia minimamente invasiva da coluna
Com a melhoria constante na tecnologia de imagem na área médica e, principalmente, com a introdução da ressonância magnética, agora é possível identificar o segmento afetado do disco intervertebral.
Com melhorias na ótica, câmera de alta resolução, fonte de luz, broca de alta velocidade, bomba de irrigação, etc., cirurgias de coluna minimamente invasivas podem ser realizadas com várias técnicas endoscópicas para as regiões lombar, cervical e torácica.
Vantagens da cirurgia endoscópica da coluna
As vantagens da cirurgia endoscópica da coluna envolvem menos dissecção de tecidos e trauma muscular, redução da perda de sangue, menor dano ao tecido epidural e consequentemente menor formação de fibrose e cicatrizes epidurais, redução do tempo de internação hospitalar, recuperação funcional precoce, melhora na qualidade de vida e melhor estética.
Com indicação precisa, diagnóstico adequado e bom treinamento do cirurgião responsável, a cirurgia endoscópica da coluna apresenta resultados excelentes quando comparada à cirurgia convencional aberta da coluna.
Inicialmente, a técnica endoscópica era restrita à região lombar, mas agora também pode ser usada para hérnias discais cervicais e torácicas. Atualmente, é uma técnica que permite o tratamento não apenas de diversos tipos de hérnias de disco, mas possui ampla possibilidade de indicação para outras patologias, por exemplo na estenose central (estreitamento do canal lombar), alguns casos de cistos facetários e até mesmo tumores ósseos, como o osteoma osteóide.
Outras aplicações
O uso da técnica endoscópica na região lombar era restrita às hérnias de disco, mas gradualmente vem sendo usada para estenose do canal vertebral e cirurgias de fusão assistida por endoscopia (artrodeses).
A cirurgia endoscópica da coluna pode desempenhar um papel importante no tratamento de hérnias de disco em adolescentes, especialmente para as pessoas que praticam esportes competitivos e os atletas, onde menos traumatismo do tecido, melhor cosmética e recuperação funcional precoce são desejáveis.
Procedimentos cirúrgicos por endoscopia
As indicações apropriadas, imagens nítidas antes da cirurgia e planejamento prévio são as chaves para um resultado bem-sucedido.
Os procedimentos básicos utilizados em cirurgia endoscópica da coluna são discectomia lombar endoscópica percutânea por via transforaminal e interlaminar, foraminotomia cervical posterior endoscópica e discectomia torácica endoscópica.
Vamos ver mais informações sobre alguns deles a seguir.
Discectomia lombar endoscópica percutânea
O termo “percutânea” significa que a cirurgia é realizada por meio de uma punção com agulha, em vez de uma grande incisão na pele.
O uso de uma agulha permite que o cirurgião acesse o disco através de uma pequena abertura na pele e através de aberturas naturais da coluna.
Uma vez que a agulha está no lugar, é realizada uma pequena incisão corte na pele (menor que 1 cm) e ela é trocada por um pequeno tubo que permite a passagem de um endoscópio.
A cirurgia é realizada por meio de um endoscópio, enquanto o cirurgião acompanha e guia o procedimento através das imagens da câmera do endoscópio.
Vantagens da discectomia endoscópica lombar
Como uma agulha é usada para acessar o disco a partir da pele, não é feita uma grande incisão na pele, apenas um pequeno furo.
Ao contrário da cirurgia tradicional, não há demasiada manipulação de tecidos e órgãos saudáveis para acessar a porção lesionada da coluna.
Realizar a cirurgia através de um pequeno corte na pele e deixar os tecidos saudáveis intactos significa que o procedimento é feito de modo mais rápido, com uma recuperação muito mais precoce.
Quanto tempo demorará o procedimento?
O procedimento normalmente leva de uma hora a uma hora e meia, dependendo de quantos níveis da coluna vertebral são operados. Após o procedimento, você se recuperará por cerca de duas a qautro horas antes de ir para casa.
Como é a recuperação?
Você voltará para casa no mesmo dia, apenas com prescrição de alguns medicamentos analgésicos. Durante os primeiros dois ou três dias, é aconselhável bastante descanso com alongamentos leves.
A atividade deve ser aumentada de forma tolerável ao longo de 7 dias e deve consistir em caminhadas curtas no início e um retorno gradual às atividades diárias normais.
É indicado evitar atividades extenuantes, levantamento de peso e torções durante as primeiras semanas.
A depender do caso, o trabalho pode ser retomado em 7 dias.
Com 3 a 4 semanas em média após a cirurgia, já iniciamos gradualmente atividades mais intensas de reabilitação, para condicionamento da musculatura, ganho de força e de movimento.
Como o procedimento é minimamente invasivo, a reabilitação será mais fácil e rápida do que a cirurgia tradicional, mas o tempo de recuperação pode variar de acordo com fatores individuais.
Abordagem interlaminar
A abordagem transforaminal às vezes é difícil no nível L5-S1 devido a restrições anatômicas como crista ilíaca alta e hérnia de disco migrada, onde a trajetória não segue a linha de herniação. Nesses casos, a abordagem interlaminar pode ser útil.
Cirurgia endoscópica da coluna é indicada para meu caso?
Para responder qual a melhor indicação é necessário realizar uma avaliação ortopédica, evite autodiagnosticar-se e busque orientação especializada.
Como vimos, a principal vantagem de uma cirurgia endoscópica de coluna é sua abordagem minimamente invasiva, proporcionando rápida recuperação e menos risco de infecção e complicações pós-cirúrgicas.
Os instrumentos, técnicas e protocolos de cirurgias endoscópicas estão em constante evolução.
Para contar com as vantagens desta tecnologia é preciso dispor de um cirurgião com treinamento especializado e experiente neste tipo de intervenção cirúrgica.
Um diagnóstico preciso e uma avaliação individualizada sobre seu prognóstico é essencial.
Agende sua avaliação conosco e conte com nossos especialistas em coluna para a melhor recomendação, exclusiva para você.